Infecção urinária leva 94 pessoas ao hospital por dia em SP

Mulheres respondem por 66% dos casos; Secretaria da Saúde dá dicas importantes de prevenção

seg, 30/03/2015 - 16h06 | Do Portal do Governo

Levantamento feito pela Secretaria da Saúde mostra que, em média, 94 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos do Estado em decorrência de infecções urinárias. Somente em 2014 foram registradas 34.343 internações pela infecção, das quais 66,6% eram de pacientes do sexo feminino. O período de janeiro a março correspondeu a 28% das internações.

Alguns fatores contribuem para as mulheres serem mais suscetíveis à infecção, dentre eles a própria anatomia do corpo feminino. Para manter o canal da uretra sempre limpo, é fundamental ingerir bastante líquido e evitar segurar a urina, já que quando urinamos automaticamente lavamos a bexiga e evitamos a proliferação de bactérias.

Os sintomas da infecção urinária podem ser dor ou ardência na hora de urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em alguns casos mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.

Dicas para prevenir a infecção urinária:

– Ingerir bastante água ou outros líquidos por dia, como sucos
– Evitar segurar a urina
– Higienizar as áreas genitais antes e depois de relações sexuais
– Após a evacuação, ao higienizar a vulva e região perianal, limpar sempre no sentido de frente para trás, para evitar que bactérias passem do ânus para a vagina

Do Portal do Governo do Estado