Professor da Unesp descobre nova espécie de tubarão

Pesquisador já havia identificado duas outras novas espécies de raias

qui, 26/03/2015 - 10h11 | Do Portal do Governo

Uma nova espécie de tubarão foi descoberta no litoral brasileiro. A novidade é fruto de pesquisa do professor Otto Bismarck Fazzano Gadig, do campus do Litoral Paulista da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em São Vicente, em parceria com os pesquisadores Karla Soares, do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) e Ulisses L. Gomes, do Instituto de Biologia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A descoberta foi publicada na conceituada revista Zootaxa. A espécie é de um habitante de grandes profundidades.

O animal, batizado de Scyliorhinus ugoi em homenagem ao filho de um dos autores da pesquisa, é uma espécie da família dos chamados tubarões-gato, por apresentar os olhos alongados e esverdeados. O tubarão foi encontrado desde o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro em profundidades de aproximadamente 500 metros. A espécie não cresce muito. Os maiores espécimes adultos examinados atingem cerca de 65 cm de comprimento e vive próximo do fundo, onde se alimentam de pequenos invertebrados e peixes.

Esta descoberta reforça a importância da grande biodiversidade brasileira de elasmobrânquios (nome técnico dos tubarões e raias). O Brasil foi um dos países com maior número de descoberta de espécies novas de tubarões e raias. O próprio professor Otto já havia descoberto duas outras novas espécies de raias antes deste tubarão. 

Do Portal do Governo do Estado