Programa Direção Segura flagra 49 motoristas sob efeito de álcool

Ao todo, foram aplicados 339 testes do bafômetro no último fim de semana; blitze ocorreram em quatro cidades paulistas

qua, 04/03/2015 - 18h37 | Do Portal do Governo

O Programa Direção Segura autuou 49 pessoas em operações de fiscalização da Lei Seca realizadas em quatro cidades paulistas durante o último fim de semana. As blitze foram realizadas em Mogi das Cruzes e Ubatuba entre a noite de sexta, 27 de fevereiro, e a madrugada de sábado, 28, e em Cravinhos e Vinhedo, entre sábado e domingo, 1º de março. Ao todo, foram aplicados 339 testes do etilômetro (bafômetro).

Quarenta e três condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O mesmo será aplicado aos seis condutores que se recusaram a realizar o teste do etilômetro e foram autuados de acordo com o artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Já quatorze dos motoristas flagrados, além das penalidades, responderão na Justiça por crime de trânsito, pois apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca.

Lei Seca

O Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. Desde o lançamento, foram aplicados 36.645 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 3.611 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 665 cometeram crime de trânsito.

Do Portal do Governo do Estado