Alckmin discute em Brasília medidas para amenizar crise hídrica

Durante encontro no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff, o governador falou sobre as ações em andamento

sex, 30/01/2015 - 19h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin discutiu, nesta sexta-feira, 30, em Brasília, iniciativas adotadas para amenizar a crise hídrica no Estado. Essa foi a terceira audiência entre Governo do Estado e Federal nos últimos três meses. Durante encontro no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff, Alckmin falou sobre as ações em andamento.

“Optamos pela válvula redutora de pressão. Com ela, você não zera o sistema e diminui o risco de contaminação, porque mantém o sistema sob pressão.” Ainda durante o encontro, o governador destacou que famílias de baixa renda têm recebido caixas d’água gratuitamente do Governo.

Outro ponto abordado pelo governador foi a importância da população neste processo. “A colaboração da população é impressionante. É importante continuar com o uso racional da água evitando desperdício. De outro lado, estamos tomando medidas de curtíssimos prazos, temos obras que serão entregues em maio e setembro. E em médio prazo, a inclusão no PAC das bacias hidrográficas”, afirmou Alckmin.

Na última passada, o projeto de interligação do reservatório Jaguari-Atibainha foi incluído na carteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra, estimada em R$ 830,5 milhões, faz parte dos projetos de segurança hídrica que o Governo de São Paulo apresentou ao Palácio do Planalto com o objetivo de reforçar o abastecimento de água no Estado.

Além de Alckmin e Dilma, participaram do encontro o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, o presidene da Sabesp, Jerson Kelman, e os ministros Aloízio Mercadante (Casa Civil), Nelson Barbosa (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), além do presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu.

Do Portal do Governo do Estado