Programa Mulheres de Peito alcança detentas do Estado de São Paulo

Previsão é que serviço itinerante atenda aproximadamente três mil mulheres

ter, 27/01/2015 - 14h38 | Do Portal do Governo

O programa de rastreamento do câncer de mama do Governo de São Paulo expandiu seu atendimento para as unidades prisionais paulistas. Para isso, uma das quatro carretas-móveis da iniciativa Mulheres de Peito equipada com mamógrafo começou a percorrer os presídios femininos localizados tanto na região metropolitana quanto em municípios do interior.

Além de estrutura completa para a realização dos exames, que inclui aparelhos de mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais e antenas de satélite, as mulheres são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e um médico ultrassonografista.

O veículo, que oferece exames de mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, já passou por quatro unidades prisionais na Capital que ficam nos bairros do Butantã, Carandiru, Santana e São Miguel Paulista. A carreta ainda vai chegar em outros 13 presídios de diferentes regiões do Estado. A previsão é de que o serviço itinerante atenda aproximadamente três mil mulheres.

Também poderão ser submetidas ao exame de mamografia as mulheres presidiárias com menos de 50 anos de idade, desde que tenham recebido um pedido médico emitido após uma consulta ou outro atendimento hospitalar.

Do Portal do Governo do Estado