Programa Direção Segura flagra 154 motoristas alcoolizados em nove cidades

Condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP

ter, 20/01/2015 - 13h40 | Do Portal do Governo

O Programa Direção Segura, ação coordenada pelo Detran.SP, flagrou 154 pessoas conduzindo sob efeito de álcool em operações realizadas em nove cidades durante o último fim de semana. As blitze foram realizadas na capital (região central), em Bauru, Santo André, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sertãozinho, entre a noite de sexta, 16, e a madrugada de sábado, 17. E em Jaú e Osasco, entre sábado, 17, e domingo, 18. Ao todo, foram aplicados 1.704 testes do etilômetro (conhecidos por bafômetro).

Os 154 condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Desses, 22 motoristas também responderão na Justiça por crime de trânsito, pois apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como tolerância zero.

Lei Seca

Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado. Desde o lançamento do programa Direção Segura, foram aplicados 33.277 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 3.268 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante, sendo que 610 cometeram crime de trânsito.

Do Portal do Governo do Estado