Confira a qualidade da água das praias antes de pegar a estrada

Cetesb mantém rede com 155 pontos de amostragem, distribuídos ao longo dos 427 km da costa paulista; trabalho cobre os 15 municípios litorâneos do Estado

qui, 11/12/2014 - 20h28 | Do Portal do Governo

Destino de milhares de turistas nas festas de final de ano e nas férias de verão, as praias do litoral paulista são monitoradas periodicamente pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). No site, é possível consultar a qualidade das praias, procedimento importante antes de seguir viagem.

O monitoramento é feito desde a década de 70. A Cetesb mantém uma rede com 155 pontos de amostragem, distribuídos ao longo dos 427 km da costa paulista. Este trabalho cobre os 15 municípios litorâneos do Estado de São Paulo, do litoral norte ao sul: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, São Vicente, Santos, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida.

As amostras são enviadas aos laboratórios da Cetesb, onde são realizadas as análises microbiológicas que determinam a densidade de bactérias fecais presentes na água. Em geral o litoral norte apresenta melhores condições de balneabilidade quando comparado à região da Baixada Santista. As melhores praias são as que ficam principalmente afastadas dos centros urbanos. 

Do Portal do Governo do Estado