Alimentação na terceira idade deve ser rica em nutrientes

Veja dicas da nutricionista do Iamspe; é importante criar uma rotina de refeições

ter, 25/11/2014 - 17h39 | Do Portal do Governo

O paladar e o olfato já não têm a mesma eficiência na terceira idade. Nesse caso, alimentos mais fáceis de serem ingeridos, como as sopas, acabam sendo a preferência, e muitos nutrientes importantes ficam de lado. “O ideal é que o idoso faça as três refeições principais (café, almoço e jantar), intercalando com pequenos lanches”, explica Fernanda Lima, nutricionista do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

A dieta deve incluir o grupo dos cereais, dando preferência aos produtos integrais e aos alimentos na sua forma natural. O clássico arroz com feijão, além de ser barato, fornece proteínas vegetais importantes para o organismo.”Talvez pela falta de dentes ou próteses mal adequadas, alguns idosos optam por não comer carne, mas isso é um erro”, adverte a nutricionista. As proteínas são ótimas no combate à perda da massa muscular.

Outro alerta que a especialista faz é que além de consumir alimentos saudáveis, é importante criar uma rotina de refeições, mastigar bem a comida, o que facilita a digestão e a absorção dos nutrientes, e evitar pratos volumosos. “O importante é apreciar a comida. Sente-se confortavelmente e leve o tempo que for necessário”, finaliza.

Do Portal do Governo do Estado