Com ajuda da Lei Rouanet, restauro da Catedral de Santo Amaro avança

Governador Geraldo Alckmin participou da Missa Eucarística pela Cátedra de São Pedro neste domingo

dom, 09/11/2014 - 13h37 | Do Portal do Governo

Considerada a segunda paróquia de São Paulo e tombada patrimônio histórico, a Catedral de Santo Amaro está passando por uma obra completa de restauro. Neste domingo, 9, o governador Geraldo Alckmin participou da Missa Eucarística pela Cátedra de São Pedro na igreja e aproveitou para vistoriar as obras de restauro do local, que estão quase concluídas.

“A Catedral de Santo Amaro tem um grande valor religioso, cultural e social. A cidade de São Paulo é de 1554, quando foi construída a capela e o colégio pelo Padre Anchieta, hoje São José de Anchieta, e seis anos depois o próprio Padre Anchieta constrói a capela em Santo Amaro. Tem toda uma história muito importante, uma cultura a ser preservada, além da estrutura arquitetônica”, disse Alckmin.

Localizada no Largo Treze de Maio, a Catedral de Santo Amaro mantém grande parte das características originais e faz parte de um conjunto de bens tombados dentro do Eixo Histórico de Santo Amaro, com preservação integral. A construção da primeira capela, em taipa de pilão, data de 1560, quando uma família da região doou a imagem de Santo Amaro.

Em 1686 a capelinha foi transformada em paróquia, e as bases de fundação da atual catedral tiveram início. Após diversas intervenções, a Igreja Matriz foi finalmente inaugurada, em 1924.

A catedral ficou fechada vários anos e corria o risco de cair. O investimento de R$ 2,8 milhões na reforma foi concedido com patrocínio da CESP (Companhia Energética de São Paulo) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), via Lei Rouanet, por meio da Secretaria da Cultura. “É um ganho para São Paulo, para a cultura e também para a assembleia da Catedral de Santo Amaro”, completou o governador.

Do Portal do Governo do Estado