Plano de Resíduos Sólidos visa mudar os hábitos e consumo dos paulistas

Medida foi lançada nesta quarta, 29, e permite ao Estado aumentar a eficácia na gestão do chamado lixo

qua, 29/10/2014 - 18h24 | Do Portal do Governo

Foi lançado nesta quarta, 29, o Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo. A medida tem por objetivo provocar uma mudança gradual de hábitos e consumo na sociedade paulista e permite ao Estado aumentar a eficácia na gestão dos resíduos sólidos. 

E o que são os resíduos sólidos? Como o nome diz, são materiais não aproveitados que se encontram no estado sólido, conhecidos como lixo. Alguns tipos são altamente perigosos para o meio ambiente e precisam de um sistema de coleta e reciclagem rigorosos, como é o caso das pilhas e baterias de celulares.

O plano é composto por quatro seções: o Panorama dos Resíduos; o Estudo de Regionalização e Proposição de Arranjos Intermunicipais; a Proposição de Cenários e as Diretrizes, Metas e Ações. Para o secretário do Meio Ambiente, Rubens Rizek, “o plano está muito bom e é um belo instrumento de gestão futura. Mais que isso, trata-se de uma ferramenta de evolução cívica e social”.

Segundo o secretário de Energia, Marco Antonio Mroz, o plano é um avanço em diversas áreas. “No Estado de São Paulo, temos trabalhado com o conceito de segurança energética, tornando a nossa matriz cada vez mais limpa, renovável e local, ou seja, gerada dentro do estado de São Paulo. O nosso potencial de geração de energia por meio de gás, biogás e aterro é extremamente grande. Com o lançamento deste plano, estamos no caminho certo”.

Do Portal do Governo do Estado