SP registra cobertura acima da média nacional da vacinação contra o HPV

Adolescentes que receberam a primeira dose e aindam não tomaram a segunda devem procurar o posto de vacinação mais próximo

seg, 20/10/2014 - 16h13 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo registra cobertura acima da média nacional da segunda dose da vacinação contra o HPV, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Desde 1º de setembro, foram imunizadas 417,3 mil adolescentes, o que representa cobertura proporcional de 43,75% do grupo no Estado. No país, o índice é de 31,54%.

A vacina é destinada às adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade. Para que a proteção seja completa e efetiva são necessárias três doses. A recomendação da Secretaria da Saúde é de que as meninas levem a caderneta de vacinação aos postos. Ao todo há 4,7 mil postos de vacinação no Estado, com horário de funcionamento entre 8h e 17h.

LEIA TAMBÉM
Iamspe alerta sobre mitos que prejudicam a detecção precoce e tratamento do câncer

“A infecção pelo HPV pode evoluir para câncer do colo do útero, quarta causa de morte por câncer no país. É fundamental que as adolescentes compareçam aos postos de saúde para tomarem a segunda dose da vacina”, destaca a diretora de imunização da Secretaria, Helena Sato. 

A cobertura na primeira fase atingiu 100% do público-alvo e foi uma das maiores do país, com mais de 1 milhão de doses aplicadas no Estado. Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas.

Do Portal do Governo do Estado