Vai iniciar atividade física na segunda-feira? Veja o guia completo para caminhadas

Melhorar a circulação, a pressão arterial e proteger o coração são benefícios deste exercício físico

dom, 10/08/2014 - 18h25 | Do Portal do Governo

Segunda-feira é o dia que muitas pessoas escolhem para iniciar atividades físicas. Para não cometer erros comuns, veja o guia online para incentivo às práticas de caminhada, produzido pela Biblioteca Virtual do Estado. O material traz os benefícios, os cuidados antes de iniciar a atividade física e ainda traz dicas de locais ideais para a prática.

A caminhada melhora a circulação, a pressão arterial e protege o coração. A ação também evita a osteoporose, combate a diabetes, fortalece os pulmões prevenindo inflamações e melhora a imunidade. Isso, sem contar também que evita o envelhecimento mental, aumenta a sensação de bem-estar e alivia dores.

Antes de começar a caminhar, é importante procurar orientação médica e realizar exames preliminares. Durante a prática, é aconselhável utilizar roupas leves, filtro solar e calçados adequados, sem esquecer-se da hidratação constante.

E para quem quiser começar logo, a Biblioteca aponta alguns dos muitos e inspiradores lugares que o Estado de São Paulo tem para caminhar, como parques, trilhas e áreas de lazer localizadas na capital e no interior.

Do Portal do Governo do Estado