Alckmin fala sobre ampliação do Programa Recomeço e o esforço do Estado no combate ao crack

Governador ressaltou que dependência química é uma doença e precisa de tratamento médico

qua, 04/06/2014 - 13h21 | Do Portal do Governo

Na última edição do programa de rádio “Conversa com Governador”, Geraldo Alckmin falou sobre a ampliação do Programa Recomeço, que é uma rede de serviços especializados na prevenção e no tratamento de pessoas que usam drogas, especialmente o crack.

“São serviços totalmente gratuitos para os pacientes e as suas famílias. Em menos de 18 meses, por meio do programa Recomeço, 32 mil pessoas de todas as regiões do Estado de São Paulo receberam atendimento e muitas delas tratamento para dependência química na nossa rede estadual de Saúde”, disse Alckmin.

O governador também explicou as políticas do Estado de São Paulo para o combate ao crack. “Nós combatemos o tráfico de drogas com ação firme da policia militar e investigação da policia civil. De outro lado com tratamento de saúde para aqueles que são doentes”.

Para Alckmin, a dependência química é uma doença e precisa de tratamento. Por isso, o esforço do Governo do Estado com o programa Recomeço e outras medidas, desde a prevenção nas escolas, através do Proerd, até o programa da secretaria da Educação, Prevenção também se ensina.
“E depois tem a abordagem, só na região da nova Luz nós temos hoje 80 agentes de saúde abordando, conversando com os dependentes para que eles aceitem o tratamento, para que saiam da rua. Depois o tratamento que é feito pelos ambulatórios nos chamados CAPS – Centro de atendimento Psicossocial – ou CAPS ad que é de álcool e droga ou internação, nós temos hoje praticamente 2300 leitos para atender os dependentes químicos, e depois a sua reinserção no mercado de trabalho”, disse.

Também foi criado o selo Recomeço, que é fornecido pelo Estado para as empresas que aceitam ex-dependentes e dão a eles uma nova oportunidade.

Segundo o governador, dos cerca de 4.300 internados, 100 casos foram involuntários, ou seja, a internação foi a pedido da família, e apenas dez compulsórias, que nem a família pediu. “O fato é que a maioria absoluta aceitou o tratamento. O que é muito bom. Quero destacar aqui o CRATOD, que funciona 24h sete dias por semana, ele fica na Rua Prates no Bom retiro e o telefone é 0800 227 2873.”
Alckmin também citou que os próprios dependentes pedem ajuda e ressaltou a importância do Estado ir ao encontro dessas pessoas. “É difícil aquele caso que o dependente acorda e diz: vou procurar ajuda, vou me tratar. Porque é difícil? Porque faz parte da doença uma atitude amotivacional. Ele não tem motivação para poder procurar emprego ou estudar. Isso faz parte do quadro clinico”.

“Nós conhecemos as chamadas cracolândias, agora quantas cracolândias invisíveis existem? A família fica doente também. Os pais, irmãos adoecem junto com o dependente químico. É muito importante esse trabalho de abordagem dos agentes, de procurar convencer para o tratamento”, explicou Alckmin.

São Paulo é o único Estado brasileiro a ter esse tratamento especializado e com hospitais próprios para dependentes. “Acabamos de inaugurar um hospital do Recomeço em Botucatu, com 76 leitos e mais de R$ 15 milhões de investimento, ele é referência para 68 municípios lá da região de Bauru. E daqui um mês começa a funcionar o Hospital Recomeço na região da Nova Luz, que será também uma referência para a capital e região metropolitana”, afirmou.

Quem quiser mais informações do programa pode ligar gratuitamente para o Disque Recomeço, no número 0800-227- 2863.

Do Portal do Governo do Estado