Governador Geraldo Alckmin fala sobre a entrega de ônibus escolares para as APAEs

Ação da Secretaria da Educação promove a inclusão social de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida

seg, 28/04/2014 - 11h43 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin falou, na última edição do programa “Conversa com o Governador”, sobre a renovação da frota de ônibus escolares para estudantes com necessidades especiais. A troca será feita por meio da entrega de 272 veículos adaptados. “A nova frota vai assegurar o direito à acessibilidade e viabilizar o transporte de cerca de 28 mil alunos atendidos nas instituições conveniadas com a Secretaria da Educação”.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A entrega faz parte do programa da Secretaria da Educação, que visa a promoção da inclusão social, oferendo melhores condições de transporte. “Só quem tem um filho com algum tipo de deficiência sabe a dificuldade que é. Nem todas às famílias têm carros adaptados para levar seu filho à escola”, disse o governador.

A ação representa um apoio adicional do poder público para que os alunos com algum tipo de deficiência consigam ir às escolas e possam conviver com colegas da mesma faixa etária. . A rede estadual de ensino de São Paulo é pioneira na inclusão e na oferta de atendimento educacional especializado a estudantes com deficiência. “Atualmente, a Educação possui convênios com Apaes e outras entidades assistenciais que totalizam R$ 115 milhões ao ano em repasses”, destacou Alckmin.

Ao todo, a rede pública estadual atende mais de 62 mil alunos com deficiência – física ou intelectual -, que frequentam classes regulares e recebem atendimento em ambientes como a sala de recursos, com professores especializados e equipadas com materiais pedagógicos específicos, de acordo com o tipo de deficiência.

Do Portal do Governo do Estado