Privilegiada com belas praias e mar azul, Ilhabela é a Capital Nacional da Vela

Cidade do litoral norte de São Paulo também é ideal para a prática de mergulho

qui, 10/04/2014 - 10h40 | Do Portal do Governo

Quarenta e duas praias, mar azul com águas límpidas e geografia privilegiada. Esta é Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, a 135 km da capital. O município é reconhecido oficialmente como a Capital Nacional da Vela. Por conta da posição geográfica, os ventos se intensificam e são constantes no canal de São Sebastião, que separa a ilha do continente. Desde 1979, recebe a Semana Internacional de Vela, a maior competição da categoria na América Latina.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

As praias são um grande atrativo para os turistas. Ao todo, são 42, espalhadas pelos 130 km de costa. Alguns destaques são Saco da Capela, frequentada por amantes da pesca, esportes náuticos banhistas que procuram tranquilidade, Praia dos Castelhanos, a maior da cidade, Praia do Jabaquara, com larga faixa de areia cortada por dois riachos e mar azul turquesa, e Praia da Armação, um dos melhores locais de Ilhabela para a prática de windsurf.

photonews

Ilhabela tem um Santuário Ecológico, criado oficialmente em 1992, por abrigar uma rica e frágil comunidade de animais marinhos. O Santuário se estende da Praia das Pedras Miúdas, em frente à Ilha das Cabras, até a Praia do Portinho. Utilizando cilindro ou snorkel, quem mergulhar neste santuário terá contato com cardumes, corais, estrelas do mar, anêmonas e outros seres que dão vida e cor ao mar de Ilhabela.

Os recifes artificiais são ótimos para mergulhadores. A estátua de Netuno, com 7 metros de altura, é um deles. Os barcos naufragados, como o Príncipe das Astúrias, que afundou em 6 de março de 1916, também. Este é o maior naufrágio da história do Brasil. O luxuoso transatlântico inglês foi construído no mesmo estaleiro do Titanic. Dos 611 passageiros, apenas 164 sobreviveram.

Os adeptos do turismo ecológico têm ainda à disposição uma série de cachoeiras e trilhas em Ilhabela. Centenas de nascentes formam piscinas naturais e enormes quedas d’água, como a cachoeira do Gato, no Parque Estadual de Ilhabela. No Parque Municipal das Cachoeiras, os visitantes encontram algumas trilhas que levam a duas cascatas de 65 metros de altura.

Por fim, os turistas devem conhecer a Vila, o centro histórico e comercial onde Ilhabela se formou. Prédios históricos dos períodos colonial e imperial dividem espaço com restaurantes, cafés, livrarias e lojas de artesanato caiçara local. Algumas das construções mais antigas da cidade são Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, a Antiga Cadeia e Fórum, a Colônia de Pescadores, a Casa de Cultura e o Píer, atual receptivo de navios.

O acesso de carro a Ilhabela a partir da capital se dá pelas rodovias Ayrton Senna/Carvalho Pinto ou Dutra até São José dos Campos. Depois, o motorista segue pela Tamoios até Caraguatatuba e Rio-Santos até São Sebastião. É ecessário atravessar de balsa até a Ilha. De ônibus, o embarque é na rodoviária do Tietê. O veículo vai até São Sebastião, e o passageiro também atravessar de balsa.

Do Portal do Governo do Estado