Obras complementares são anunciadas para VLT na Baixada Santista

Medidas foram autorizadas pelo governador Geraldo Alckmin, que também visitou a Estação Nossa Senhora das Graças, em São Vicente

sáb, 29/03/2014 - 13h22 | Do Portal do Governo

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), empreendimento que beneficiará 70 mil pessoas por dia na região da Baixada Santista, receberá novo aporte para a realização de obras complementares. O governador Geraldo Alckmin, que esteve em Santos nesse sábado, 29, autorizou a medida.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

As obras complementares, que serão realizadas no trecho de 1,5 km entre a Estação de Transferência Conselheiro Nébias e o Terminal Porto, terão valor previsto de R$ 118,7 milhões. O aviso de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado no início de abril. “Estamos destinando essa verba para as novas obras dos pátios e para a ampliação do VLT, que é um transporte de grande capacidade e que transporta os passageiros com segurança e qualidade”, declarou governador Geraldo Alckmin.

photonews

A previsão de início das obras é julho de 2014 e a conclusão está prevista para o 1º trimestre de 2015. A operação dos primeiros veículos, da avenida Conselheiro Nébias até a Estação Porto, será viabilizada em via única até que seja concluído o trecho complementar, quando terá início a operação comercial do VLT. As obras dessa via única já estão em execução. “Essa obra terá um papel importantíssimo na revitalização do centro de Santos”, disse Alckmin.

Estação Nossa Senhora das Graças

Nesse sábado, 29, o governador Geraldo Alckmin também visita as obras da Estação Nossa Senhora das Graças, em São Vicente, que faz parte do trecho Barreiros – Porto do VLT e será a primeira a ter concluídas as obras de engenharia e arquitetura, na segunda quinzena de abril.

A Estação está localizada na esquina da avenida Marechal Deodoro e rua Nossa Senhora das Graças (região central de São Vicente), entre as futuras estações Antônio Emmerich e José Monteiro.

O trecho Barreiros – Porto do VLT está com 59% das obras finalizadas. O primeiro VLT chegará ao porto de Santos em maio próximo e iniciará testes em julho. O período experimental se estenderá até o primeiro trimestre de 2015, quando começará a operação comercial. A entrega dos 22 veículos será concluída em maio de 2015.

Do Portal do Governo do Estado