Atividade Delegada aumenta policiamento em Santos, Lençóis Paulista, Quatá e Iperó

Convênio com as prefeituras permite que policiais militares em horário de folga exerçam a atividade em ações das prefeituras

qua, 19/03/2014 - 12h44 | Do Portal do Governo

Para aumentar o policiamento nas ruas, mais quatro cidades paulistas entraram para o programa Atividade Delegada nesta quarta-feira, 19. Desta vez, Santos, Lençóis Paulista, Quatá e Iperó firmaram o convênio que autoriza os policiais militares a exercerem a função para as prefeituras em dias de folga. O objetivo da ação, dentre outras questões, é combater o comércio irregular, danos ao patrimônio público e fiscalizar a perturbação e o sossego nesses municípios.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr  

“É um ganha-ganha. Ganha o policial, que tem um aumento no seu salário, e ganha a cidade e a população, porque teremos policiamento preventivo e ostensivo contra o crime. É importantíssimo o envolvimento da prefeitura para que possamos avançar mais [na segurança]. A presença policial é fundamental”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

photonews

A estimativa é de que 40 PMs atuem semanalmente no programa em Santos, oito em Quatá e até quatro por dia em Iperó. Já na cidade de Lençóis Paulista o efetivo ainda será definido. Os municípios firmaram o convênio por períodos diferentes, que variam entre um e cinco anos e que podem ser ampliados.

“[O programa] é extremamente positivo para o policial, que não vai correr risco fazendo bicos, e vai favorecer a prefeitura e a comunidade. É uma parceria extremamente saudável e necessária”, explicou o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella.

Implantada pioneiramente na capital em 2009, a Atividade Delegada já é desenvolvida em outras 36 cidades, sendo quatro na Grande São Paulo. Para participar do convênio, os municípios devem procurar o Comando da Polícia Militar da Região com um projeto específico, que será encaminhado para análise e aprovação da Secretaria de Segurança Pública.

Do Portal do Governo do Estado