Bauru recebe carreta do Programa Mulheres de Peito

Equipamento permanecerá na cidade por 30 dias

dom, 16/03/2014 - 12h42 | Do Portal do Governo

O programa Mulheres de Peito visa incentivar as mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e estimular o diagnóstico precoce da doença. A Secretaria da Saúde irá utilizar quatro carretas-móveis e um caminhão adaptado para percorrer os municípios paulistas, para a realização gratuita do procedimento.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Neste domingo, 16, o município de Bauru recebeu a carreta, que já passou pelas cidades de São Paulo, Santo André, Diadema e São José dos Campos. A partir de segunda-feira, 17, o equipamento estará na Praça Rui Barbosa, no centro, onde permanecerá por 30 dias.

photonews

“Todas as mulheres acima de 50 anos de idade devem fazer a mamografia de dois em dois anos, se der algum probleminha a gente já faz o ultrassom, se precisar faz a biopsia e o tratamento. As demais voltam daqui dois anos para manter a saúde. Nós vamos trabalhar para Bauru ter também o acelerador linear, aí completa aqui mesmo todo o ciclo do tratamento”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos não precisam de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido nas redes pública e particular.

LEIA TAMBÉM
Programa Mulheres de Peito facilita o acesso à mamografia em SP

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para a central de atendimento da Secretaria, pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em uma das 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

Neste mês é a vez das aniversariantes de março agendarem a mamografia sem necessidade de pedido médico. Esta primeira fase do programa é destinada a quem nasceu em ano par, mas caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.

As mulheres nascidas em ano ímpar e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário, em unidades como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas. Doze mil mamografias a mais serão ofertadas na rede com o programa.

Caminhada pela Vida

O governador participou na manhã deste sábado da “Caminhada pela Vida”, promovida pelo Grupo Amigas do Peito, que visa à conscientização sobre o câncer de mama. “É muito importante a caminhada, o movimento ‘Amiga do Peito’. O câncer de mama é a maior incidência de câncer, ele é o maior vilão da saúde da mulher e é uma doença totalmente curável. A carreta veio para Bauru e continuará [fazendo] permanentemente as mamografias pelo 0800-777-90000”, disse o governador.

Atividade Delegada

Ainda em Bauru, Alckmin assinou convênio com o município para a implantação da Atividade Delegada, que vai reforçar o patrulhamento na cidade. Com a nova parceria, o programa chega a 37 cidades do Estado.

A ação permite que policiais militares auxiliem o município durante as horas de folga. Em Bauru, o convênio permitirá que até 40 policiais fiscalizem o comércio ambulante irregular na cidade e a emissão de sons urbanos, fiscalizem o alvará de funcionamento de estabelecimentos comerciais, serviços de transporte de passageiros e de pequenas cargas, e a aplicação de normas de proteção contra incêndio e de segurança.

Do Portal do Governo do Estado