São Paulo já economiza 6,2 mil litros de água por segundo

Com estiagem atípica no verão, Governo lançou campanha para estimular menor consumo de moradores abastecidos pelo Sistema Cantareira

ter, 11/03/2014 - 13h09 | Do Portal do Governo

A economia de água em São Paulo chegou a mais de 6,2 mil litros por segundo. A quantidade é suficiente para abastecer 1,8 milhão de pessoas ou uma cidade do tamanho de Curitiba, no Paraná. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 11, pelo governador Geraldo Alckmin, que visitou consumidores campeões na economia e entregou pessoalmente as contas com desconto.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Em 1º de fevereiro, o Governo do Estado iniciou uma campanha para estimular a redução no consumo de água. Os imóveis abastecidos pelo Sistema Cantareira que reduzirem o consumo de 20% ganham desconto de 30% na conta da Sabesp – além da diminuição no valor por causa da própria redução no consumo.

photonews

Na quinta semana da campanha, a economia chegou a 18,5% em relação ao fim de janeiro. “Saímos de 33,6 m³ por segundo para 27,3 m³ [de consumo de água]. Só conseguimos esta redução com a adesão da população”, afirmou Alckmin.

O aposentado Moacyr Vieria de Souza, 73, foi um dos moradores do bairro do Tremembé que receberam o governador. Seu consumo foi reduzido em 20%. “Acho interessante a campanha e acredito que temos que nos reforçar para reduzir, porque é benefício para a gente mesmo. Além disso, é muito bom ganhar desconto!”, disse.

A costureira Silvia Conceição Balioni de Mendonça, 54, partilha da mesma opinião. “Este programa está ajudando até a gente a controlar um pouco mais o nosso consumo”, diz ela, que recebeu a nova conta das mãos do governador. “O valor da conta de água na casa da dona Silvia caiu de R$ 80,98 para R$ 43,00. Ela reduziu o consumo em 21% e recebeu um desconto de 30%”, contabilizou Alckmin.

A redução no consumo de água foi maior semana a semana. Na primeira semana, foi de 590 litros por segundo. Na segunda, 2.210 litros por segundo. Depois, 2.260, na terceira, e 4.610 litros por segundo de economia de água na quarta semana. Agora, no começo de março, chega a 6.220 litros por segundo.

Na média das cinco semanas, a redução é de 3.160 litros por segundo. “A boa participação da população para o uso racional da água fez com que tivéssemos a redução”, disse o governador.

Do Portal do Governo do Estado