Programa Direção Segura flagra 15 motoristas alcoolizados em Santos

Baixada Santista terá equipe permanente para ações integradas na fiscalização da Lei Seca

seg, 03/03/2014 - 12h54 | Do Portal do Governo

O Programa Direção Segura – ação integrada com as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica na fiscalização da Lei Seca em todo o Estado – flagrou 15 pessoas dirigindo sob efeito de álcool neste fim de semana em Santos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Ao todo, 164 condutores fizeram o teste do etilômetro (conhecido como bafômetro). Desse total, 15 foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor R$ 1.915,40. Além disso, vão receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e responder administrativamente junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

LEIA TAMBÉM
Expansão do Programa Direção Segura começou na última sexta

Entre eles, sete apresentaram resultado igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro e, portanto, além das penalidades acima descritas, responderão na Justiça por crime de trânsito. Se condenado, o condutor poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

As blitze foram realizadas entre a noite de sábado, 1, e a madrugada de domingo, 2, no Emissário Submarino e na rua João Pessoa, próximo à Praça dos Andradas.

Balanço

Desde seu lançamento, em fevereiro de 2013, o Programa Direção Segura percorreu 30 cidades e quase 15 mil quilômetros, com a aplicação de 14.727 testes do etilômetro. Todas as regiões administrativas do Estado foram beneficiadas pelo trabalho de fiscalização.

Até agora, o trabalho integrado resultou em 1.458 autuações por embriaguez ao volante. Quase 20% dos motoristas autuados podem pegar de seis meses a três anos de prisão, já que apresentaram índices de alcoolemia que, quando aliados à direção, são considerados crimes de trânsito pela nova Lei Seca.

Do Detran.SP e do Portal do Governo do Estado