Sabesp oferece abatimento na conta a quem reduzir consumo de água

Além da natural queda no valor a ser pago, Sabesp oferecerá abatimento de 30%

seg, 03/02/2014 - 19h15 | Do Portal do Governo

O calor recorde e a inédita falta de chuvas (que acarretou na diminuição crítica do nível de água no Sistema Cantareira) geraram uma proposta de incentivo econômico pela Sabesp. Moradores da Grande São Paulo que reduzirem o consumo de água em pelo menos 20%, em um comparativo dos últimos 12 meses (como, por exemplo, de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014) terão direito a um desconto de 30% na conta.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Considerando que a própria diminuição no consumo já resultará em uma fatura mais barata, o abatimento garantirá uma conta com valor ainda menor. O benefício terá validade para as contas dos meses de referência de fevereiro a agosto, que chegarão aos consumidores de março a setembro. Para Santana de Parnaíba, a medida será aplicada nos meses de referência de março a agosto, com a chegada da fatura entre abril e setembro.

A medida valerá para residências, comércios e indústrias abastecidos pelo Sistema Cantareira: toda a zona norte e o centro de São Paulo, parte das zonas leste e oeste da capital, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba. Em Guarulhos e São Caetano do Sul, também atendidos pelo Cantareira, a distribuição é responsabilidade das prefeituras, que compram água da Sabesp. Caberá, portanto, aos serviços municipais a decisão sobre a concessão ou não do incentivo.

O Sistema Cantareira abastece quase 10 milhões de pessoas e se encontra em nível crítico. Os dois últimos meses quebraram recordes de falta de chuva. Desde 1930, quando começou a medição, nunca choveu tão pouco. Em dezembro de 2013 teve 62 milímetros de precipitação, quando a média histórica para os meses de dezembro é de 226 milímetros. Em janeiro de 2014 teve apenas 87,8 milímetros, também o pior índice em 84 anos. A média histórica é de 260 milímetros.

Do Portal do Governo do Estado