Quase 10% dos materiais escolares analisados pelo Ipem são irregulares

Levantamento do Instituto de Pesos e Medidas avaliou se as quantidades descritas nas embalagens estavam de acordo com o apresentado

qua, 22/01/2014 - 19h43 | Do Portal do Governo

Quase um décimo dos materiais escolares analisados pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) na operação “Volta às Aulas” apresenta irregularidades. De acordo com o instituto, 9,88% dos produtos  não tinham indicação quantitativa das embalagens correspondente ao que o consumidor de fato leva para casa.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Os testes foram realizados nos dias 20 e 21 de janeiro. Os fabricantes dos itens em desacordo com as normas foram autuados e têm até 10 dias para apresentar defesa. A multa pode variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

LEIA TAMBÉM
Preço de material escolar tem diferença de até 550%
Procon-SP auxilia pais a economizar na lista de material escolar dos filhos

Ao todo, foram verificados 81 produtos. As fitas corretivas tiveram a maior quantidade de irregularidades. Uma delas, por exemplo, descrevia na embalagem ter 9mm x 5mm, mas apresentava em média um terço a menos no comprimento do produto.

Cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas (guache, nanquim, acrílica), papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário) foram alguns itens analisados em cinco laboratórios do Ipem-SP em todo o Estado, inclusive na capital.

Faça sua parte

É importante que o consumidor dê a sua contribuição fiscalizando os produtos que adquirir. Todos os materiais que já vêm pré-medidos e embalados devem conter descrição de peso, volume, quantidade ou dimensão em suas embalagens.

Se o consumidor desconfiar da quantidade, peso ou dimensão mencionada na embalagem, pode solicitar a verificação do produto na Ouvidoria do Ipem-SP. O contato pode ser feito pelo telefone 0800-0130-522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado