Aeroporto Estadual de Araraquara ganha novo terminal de passageiros

Também foram retomadas as atividades com voos comerciais pela Companhia Azul Linhas Aéreas

qui, 12/12/2013 - 17h29 | Do Portal do Governo

O Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Araraquara, ganhou nesta quinta-feira, 12, um novo terminal de passageiros e recebeu o primeiro voo comercial da Companhia Azul Linhas Aéreas da região. Além da construção do terminal, foi realizada a adequação da pista de rolamento e a implantação do sistema viário.

photonews

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A Azul fez o voo inaugural de Campinas para Araraquara e marcou a retomada dos voos regulares do aeródromo, que estavam encerrados desde 2007. As obras no aeroporto ficaram a cargo do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado), com investimento de R$ 7,4 milhões.

Serão 11 voos semanais partindo de Araraquara com destino a Campinas – Aeroporto de Viracopos – nos períodos da manhã e noite. A empresa vai utilizar uma aeronave ATR72-600, com capacidade para 70 passageiros. “Um dos instrumentos mais significativos para o desenvolvimento de uma cidade ou região é a aerovia. Um grande ganho para Araraquara, poder em pouco mais de 40 minutos já estar em Campinas”, disse Geraldo Alckmin.

O terminal de passageiros passou de 210 m² para 1.600 m², oito vezes o tamanho antigo e conta com salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos. Também foram licitados serviços para o aeroporto, que já estão disponíveis, como locadora de veículos, bar e lanchonete. A implantação de internet Wi-Fi já está em fase de licitação.

Pessoa com deficiência

Ainda no aeroporto, Alckmin entregou um ambulift, equipamento para auxiliar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no embarque e desembarque. “O cadeirante entra no elevador e sai dentro do avião com segurança e conforto”, comentou o governador.

Este é o quinto ambulift a ser entregue pelo Governo do Estado, os outros foram para os municípios de Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto e Araçatuba.

Rodovia José Barbanti Netto

Geraldo Alckmin também entregou as obras de melhorias e recapeamento da pista, do km 0 ao km 3,1; duplicação da pista do km 3,10 ao km 4,60 na Rodovia José Barbanti Netto (SPA-075/255), que liga Araraquara e Américo Brasiliense. As obras foram realizadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), com investimento de R$ 8,8 milhões.

As obras foram iniciadas em fevereiro de 2012 e geraram 108 empregos, entre 27 diretos e 81 indiretos. Com a entrega das obras de modernização e melhorias da rodovia, 245.637 habitantes serão beneficiados.

Do Portal do Governo do Estado