Conheça as futuras estações do Metrô de São Paulo em 3D

Usuários podem fazer um tour virtual e conhecer o traçado de forma interativa

qui, 12/12/2013 - 10h03 | Do Portal do Governo

O Metrô disponibiliza, por meio da tecnologia da realidade aumentada, informações e imagens de algumas das futuras estações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro do Metrô. Na Central de Relacionamento do Metrô, localizada no Parque das Bicicletas, em Moema, a população pode fazer um tour virtual em 3D e conhecer de forma interativa o traçado, ter acesso a informações e visualizar as estações. O conteúdo também está disponível na Internet.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A central funciona todos os dias, das 8h às 20h, e contará com telas de 50 polegadas, por meio das quais o visitante poderá conhecer cada detalhe, em maquetes eletrônicas, as futuras estações. No local, os visitantes também vão poder tirar dúvidas, dar sugestões a agendar visitas às obras.

A primeira tela vai permitir a visualização das estações em 3D na palma da mão. Em outra tela, que utiliza a tecnologia kinect, o visitante poderá navegar pelo conteúdo de cada estação, literalmente, clicando no ar. O clique do mouse é substituído por gestos feitos em frente ao monitor. A terceira experiência ocorre através de um tablet gigante, do tamanho de uma mesa. Na tela multitouch, um ou mais usuários podem ver todas as características da estação, como acessibilidade, projeto arquitetônico, bicicletário e localização dos acessos principais.

Já no site, o internauta poderá ver em 3D as futuras estações como se estivesse segurando-as. Para isso, o usuário imprime o folheto com o símbolo do Metrô (que também pode ser retirado em uma das Centrais de Relacionamento), escolhe a estação que deseja visualizar, e o aponta para uma webcam conectada ao computador. A câmera faz a leitura do símbolo e projeta na tela a estação escolhida. As futuras estações das demais linhas também serão disponibilizadas posteriormente.

Expansão

O Metrô realiza quatro grandes obras simultâneas: a segunda fase da Linha 4 (Vila Sônia-Luz), o prolongamento da Linha 5 (Largo Treze-Chácara Klabin), e a implantação dos monotrilhos das linhas 15 (Vila Prudente-Cidade Tiradentes) e 17 (Jabaquara-Morumbi). Ao todo são 55,2 quilômetros e 51 estações em obras realizadas ao mesmo tempo na cidade de São Paulo.

SERVIÇO
Tour em 3D pelas futuras estações do Metrô
Parque das Bicicletas (Av. Indianópolis, 49 – dentro do Parque das Bicicletas)
www.realidademetro.com.br

Do Portal do Governo do Estado