Dia Mundial de Combate ao Diabetes: veja os perigos da doença silenciosa

Além do histórico familiar, obesidade, maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo também são determinantes no aparecimento da doença

qui, 14/11/2013 - 9h22 | Do Portal do Governo

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. A doença silenciosa se caracteriza pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Segundo informações do site da Sociedade Brasileira de Diabetes, a glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue, gerando a hiperglicemia.

Médicos alertam que embora idade, histórico familiar e estresse sejam fatores de risco para o desenvolvimento da doença, a obesidade, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o tabagismo também são determinantes.

Segundo estudos, medidas simples como realizar de cinco a seis refeições equilibradas por dia, podem garantir o funcionamento adequado do metabolismo, a boa digestão, a absorção correta de nutrientes, evitando, assim oscilações da glicose sanguínea causadas pelo jejum prolongado.

Do Portal do Governo do Estado