São Paulo sedia entrega do Prêmio Internacional Rei Abdullah

Com objetivo de incentivar o intercâmbio de conhecimento entre a cultura árabe e o mundo ocidental, teve a participação do Governador Geraldo Alckmin

seg, 21/10/2013 - 22h50 | Do Portal do Governo

Com objetivo de incentivar o intercâmbio de conhecimento entre a cultura árabe e o mundo ocidental, São Paulo foi sede da entrega da 6ª edição do Prêmio Internacional Rei Abdullah de Tradução. A premiação teve a participação do governador Geraldo Alckmin.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

“Após de mil anos de forte intercâmbio cultural, o vocabulário português inclui atualmente cerca de 600 palavras de origem árabe, mas segundo linguistas as palavras árabes representavam em torno de 25% do vocabulário da língua portuguesa primitiva”, disse Alckmin durante seu discurso.

O evento, que aconteceu pela 1ª vez no Brasil, teve a participação do príncipe Abdulaziz Bin Abdullah, terceiro filho do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz Al-Saud, e vice-ministro das Relações Exteriores do país. O prêmio distribui no total US$ 1 milhão aos vencedores das cinco categorias e teve um brasileiro como vencedor, o professor João Baptista de Medeiros Vargens.

“O Brasil tem a maior comunidade árabe da América Latina e São Paulo tem a maior comunidade árabe do Brasil, mais de 10 milhões de brasileiros possuem ascendência árabe. É um patrimônio cultural, social e econômico que valorizamos muito. Estou seguro que Vossa Alteza Real aqui se sente em casa”, disse Alckmin.

O governador ainda disse que foi uma honra São Paulo ter sido escolhido como sede para a premiação e que isso representa e reflete o bom momento das relações entre os países e que o idioma é visto como “a língua da cultura, do esplendor e da ciência”.

Do Portal do Governo do Estado