SP terá força-tarefa para combater crime organizado

Governo também vai aumentar o número de bloqueadores de sinal em unidades prisionais

seg, 14/10/2013 - 12h47 | Do Portal do Governo

São Paulo vai intensificar o combate ao crime organizado com uma força-tarefa. Uma ação conjunta de inteligência das polícias Civil, Militar e das secretarias da Segurança Pública e da Administração Penitenciária está sendo realizada para obter informações. “Fizemos uma força-tarefa que já está trabalhando há 24 horas”, destacou o governador Geraldo Alckmin. O Ministério Público vai fornecer informações para ajudar nas investigações.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Uma equipe especial da corregedoria também está agindo para investigar as denúncias de policiais envolvidos em casos de corrupção. “Se for comprovada a participação de qualquer servidor público, ele será severamente punido”, frisou o governador.

O Governo também vai aprimorar o combate ao uso de telefones celulares em presídios de todo o Estado. Segundo Alckmin, serão instalados dispositivos bloqueadores de sinal em 23 unidades prisionais até o final do ano. Já foram realizados testes em Pinheiros e Belém, na capital, e em Guarulhos. 

“Esperamos concluir o processo licitatório, que é obrigatório por lei, agora em novembro, e em dezembro já começarmos a ação dos bloqueadores de celulares iniciando pelas penitenciárias de maior segurança”, afirmou o governador. “Ao mesmo tempo, vamos procurar acelerar o máximo a instalação desses bloqueadores”, disse.

A atuação da força-tarefa será feita por meio do Ciisp (Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública, órgão permanente que reúne membros dos setores de inteligência das polícias.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que a ação do Ciisp permite um enfrentamento efetivo do crime organizado. Também disse que as corregedorias criarão uma equipe especial para investigar denúncias do Ministério Público Estadual de policiais envolvidos com o crime organizado.

Do Portal do Governo do Estado