Amigos de patas: conheça Paraná e Namour, os cães voluntários do Hospital Infantil Darcy Vargas

Animais brincam com as crianças, proporcionando momentos de descontração e felicidade

sex, 04/10/2013 - 9h09 | Do Portal do Governo



Todas as quartas-feiras no Hospital Darcy Vargas os pacientes, os funcionários e os pais já sabem que sempre receberão uma visita muito especial.  Nos quartos e corredores, além das crianças internadas também há os cachorros, como Paraná e Namour, e os gatos do projeto da ONG Patas Therapeutas.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Do diretor ao porteiro todos nós esperamos eles chegarem para ver o Namour e o Paraná toda a semana. Eles [os animais] se preparam para vir aqui, são higienizados e tem controle de saúde”, afirma Dr. Sérgio Sarrubbo, diretor técnico da instituição.

O Hospital Darcy Vargas, que realiza cerca de 250 internações por mês, utiliza animais na recuperação de crianças internadas, parte delas em tratamento contra o câncer, e as proporcionam momentos de descontração e felicidade.

Essa ajuda aos pacientes serve para que eles enfrentem o período de internação com mais disposição, melhorando a saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo deles.

“As crianças que não podem sair da cama a gente faz as visitas nos quartos e as crianças que conseguem se locomover a gente faz os encontros nas brinquedotecas”, explica a fundadora da ONG Patas Therapeutas, Silvana Fedeli Prado.

Os cães Paraná e Namour entre outros percorrem os setores de oncologia, nefrologia, hematologia e a clínica geral, acompanhados dos voluntários. Eles passam por um rigoroso protocolo de treinamento de comportamento e de saúde animal.

Do Portal do Governo do Estado