Ter, 01/10/13 - 13h17

VídeoSP: Centro de Referência do Idoso oferece atividades para a terceira idade

Local também é referência médica para as UBS, que encaminham pacientes

"A atividade física que eu faço aqui é muito importante. Pra nós, da terceira idade, esse é o melhor método para cuidar do corpo". É com as aulas de dança que faz no CRI Norte, o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, que Namie Ikenaga, de 67 anos, mantém a saúde em dia.


Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook


Inaugurado em 2005, o local é fruto de uma parceria entre a secretaria de da Saúde e a Organização Social de Saúde Associação Congregação de Santa Catarina (OSS/ACSC).

LEIA TAMBÉM
Conheça o modelo inédito de hospitais de cuidados prolongados para idosos


Além de oferecer atividades para os moradores idosos do entorno, o centro é referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região, que encaminham pacientes com 60 anos ou mais para fazer acompanhamento médico no CRI.


A prática dessas atividades na terceira idade amplia o convívio social, como afirma o músico-terapeuta e educador do CRI, Paulo Ricardo Betencourt. "A gente trabalha muito a questão da sociabilização. Muitos chegam aqui com depressão e só a possibilidade de estar com outras pessoas e trocar ideias já é um ganho", explica. Além das aulas de dança, há também cursos de línguas, ginástica, bordado, vôlei, yoga e muito mais. 


Palmira Mariano não abre mão de frequentar o centro. Com histórico de depressão e obesidade mórbida, foi no trabalho manual, somado ao acompanhamento médico, que ela reencontrou a alegria de viver. "Eu vivia comendo e chorando, e não sabia nem pegar na agulha. Hoje estou bem e faço até presente para a família", conta ela, enquanto mostra os caminhos de mesa de crochê que confeccionou.


"Como somos especializados, nós temos um olhar diferente para a população idosa. Outro trabalho que fazemos é de prevenção e diagnóstico precoce de problemas que acometem o idoso", disse o obstetra e diretor-executivo do CRI, Carlos André Uehara.


Qualquer pessoa com 60 anos ou mais pode se inscrever para participar das atividades do CRI. Já o atendimento médico é feito exclusivamente por encaminhamento das UBS.


SERVIÇO
CRI Norte (R. Augusto Tolle, 978 ou R. Voluntários da Pátria, 4301 - Madaqui,
São Paulo)
(11) 2972.9218/ 2972.9267
convivência@crinorte.org.br
www.crinorte.org.br


Do Portal do Governo do Estado 

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar