São Paulo comemora dia do rio Tietê

Governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância da universalização da coleta e tratamento de esgoto, dos projetos de recuperação das várzeas e da educação ambiental

dom, 22/09/2013 - 16h35 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 22, início da primavera, foi celebrado o dia do rio Tietê. O governador Geraldo Alckmin participou das comemorações. O evento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica próximo à Ponte das Bandeiras, na capital, simulou uma praia às margens das águas do rio.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O governador explicou o trabalho que vem sendo realizado para despoluir o Tietê. “Nós já tiramos 365 toneladas por dia de esgoto ao longo dos 1.600 km do rio Tietê. Saímos aqui da Região Metropolitana de 70% de esgoto coletado para 84%. A nossa meta é em 2020 ter universalizado o tratamento”, disse Geraldo Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Em dois anos, mais de sete milhões de m³ de detritos foram retirados do Tietê 

O programa Parque Várzeas do Rio Tietê também foi mencionado como outra importante ação do governo do Estado de São Paulo, que busca recuperar as áreas para reintegrar o rio ao cotidiano da população. O projeto, que já está em andamento no trecho que vai do bairro da Penha até Guarulhos, prevê a limpeza das várzeas até a nascente do rio.  

Além disto, o governador também ressaltou a importância da limpeza urbana. “É preciso ter um grande trabalho de educação ambiental de limpeza urbana, porque o que se joga na rua acaba dentro do rio”, concluiu Geraldo Alckmin. 

Do Portal do Governo do Estado