Governador dá posse a 442 novos agentes fiscais de renda

Eles serão responsáveis pela fiscalização dos contribuintes paulistas e pela arrecadação dos tributos que compõem o Tesouro Estadual

ter, 17/09/2013 - 20h25 | Do Portal do Governo

O Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, ficou completo nesta terça, 17, com a presença dos novos agentes fiscais de renda da Secretaria da Fazenda e seus familiares. Aprovados em concurso público nacional disputado por 35 mil inscritos, 442 agentes foram empossados pelo governador Geraldo Alckmin.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook  

Os agentes fiscais de renda são responsáveis pela fiscalização dos contribuintes paulistas e pela arrecadação dos tributos que compõem o Tesouro Estadual. Alckmin parabenizou os concursados e os lembrou da responsabilidade da tarefa que executarão: “é o cumprimento da lei em benefício da coletividade em um Estado que tem tamanho de País. Uma empresa sonegadora fecha uma empresa séria, ela causa uma concorrência desleal, então o cumprimento da lei é essencial no regime democrático de uma sociedade civilizada”, concluiu o governador.

O concurso para o cargo, ocorrido em março deste ano, ofereceu um total de 885 vagas, sendo 782 para a área de Gestão Tributária e 103 para Tecnologia da Informação. Do total de servidores públicos empossados nesta terça, 51 atuarão em Tecnologia da Informação e 391 trabalharão diretamente na Gestão Tributária. Os outros 443 candidatos aprovados deverão ser nomeados no primeiro semestre de 2014.

O secretário de Estado da Fazenda, Andrea Calabi, expressou-se sobre a necessidade de comprovar, via concurso, a capacidade técnica dos novos agentes fiscais de rendas. “Dado o número grande de fiscais que se aproximam de aposentadoria, essa corrida exige exatamente renovação de pessoas bem preparadas”, disse Calabi.

Emocionado, o primeiro colocado, Lucas Doraciotto, falou em nome dos outros empossados: “quantos de nós nos afligimos por ter de deixar pessoas tão queridas em momentos tão importantes de nossas vidas em segundo plano para dedicação exclusiva a um objetivo cujo resultado não era garantido! Essa experiência que vivenciamos serviu como combustível para não desistirmos, para sempre irmos além”.

Os servidores ainda passarão por um curso de formação que ocorrerá durante o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2014, com foco em suas respectivas áreas de atuação.

Do Portal do Governo do Estado