Videorreportagem: Metrô de SP recebe manutenção 24 horas por dia

Equipe se reveza em turnos para garantir a eficiência e limpeza dos trens; para monitorar os trilhos, a equipe faz uma varredura com um caminhão ao longo da via

qua, 11/09/2013 - 12h40 | Do Portal do Governo



O Metrô de São Paulo não para. Mesmo fora do horário comercial, centenas de pessoas estão trabalhando ao longo das vias, 24 horas por dia, 7 dias por semana.  No final da operação comercial os trens são recolhidos para o pátio, onde são feitas atividades de manutenção e limpeza. “A missão da gerência de manutenção é disponibilizar todos os equipamentos para que o usuário possa utilizá-los”, afirma Antonio Marcio Barros da Silva, chefe do departamento técnico de manutenção do Metrô.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

ASSISTA AO VÍDEO
Metrô de SP é referência em acessibilidade

A equipe de manutenção é formada por cerca de 2.400 funcionários que se revezam em turnos. Durante o dia, 65% do grupo está atuando. À noite, 20% da equipe trabalha e os outros 15% se empenham em turnos de revezamento. Os trabalhadores conhecem bem a importância de suas funções: “me sinto muito orgulhoso. Estou quase encerrando minha carreira, mas graças a Deus criei meus filhos aqui. Já estou há 21 anos na companhia e me sinto muito satisfeito”,  comenta o técnico Francisco Carlos Gedor.

A manutenção dos trens é feita de acordo com a quilometragem rodada enquanto que a dos trilhos pode ser feita por periodicidade e por monitoramento. Para monitorar os trilhos, a equipe faz uma varredura com um caminhão ao longo da via. Nos pontos em que são encontrados danos , os técnicos utilizam um equipamento de ultrassom, similar ao utilizado em clínicas médicas, para detectar exatamente o local do problema e consertá-lo. Nos casos em que é preciso trocar o trilho, o trecho é cortado e um trilho novo é soldado no lugar.

Outra atividade realizada todas as noites é a lavagem das vias. Com um caminhão abastecido com água de reuso, os funcionários lavam as paredes e os pisos dos túneis, o objetivo é retirar o pó que poderá trazer algum tipo de falha nos trens. A cada noite um trecho da via é limpo e em torno de um mês toda a linha é lavada.

Os investimentos são altos em manutenção. A previsão para 2012 é de cerca de R$ 120 milhões entre materiais sobressalentes e equipamentos. Recentemente foram compradas duas máquinas alemãs para conserto dos trilhos, “com a passagem dos trens, os trilhos sofrem um desgaste natural, principalmente nos trechos de curva. Esta máquina tira as imperfeições e faz com que os trens possam correr de uma forma mais suave, sem causar nenhum tipo de desconforto ao usuário”, explica Antonio Marcio.

Assim como os trens, todo o trabalho humano é monitorado pelo Centro de Controle Operacional. De lá, os operadores controlam os locais onde os trabalhadores estão atuando e garantem que nenhum acidente ocorra.

E na próxima reportagem da série Metrô de São Paulo vamos mostrar a acessibilidade desse meio de transporte para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Do Portal do Governo do Estado