Trabalho do Voluntariado Emílio Ribas é pioneiro e referência na área de saúde

Atuando desde 2004 com projetos em várias áreas do hospital, serviço voluntário dá suporte permanente aos pacientes e familiares

qua, 28/08/2013 - 11h46 | Do Portal do Governo

Neste Dia Nacional do Voluntário, 28, merecem destaque as iniciativas de sucesso no Estado, como é o caso do Voluntariado Emílio Ribas (VER), que desde 2004 presta apoio humanitário aos pacientes e familiares do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital. O trabalho é considerado pioneiro e de referência dentro do maior instituto de infectologia da América Latina. Os voluntários passam por uma preparação com palestras de orientação e um curso que aborda o trabalho voluntário, relação com o paciente e biosegurança.

LEIA TAMBÉM
Voluntários são fundamentais no Escreve Cartas, programa do Poupatempo 

Segundo Sandra Conceição dos Santos, voluntária há nove anos e coordenadora do projeto Poder Jovem (voltado a pacientes jovens), uma equipe de 320 inscritos começa na sexta-feira, 31, o curso de voluntariado. Pelo menos uma vez por ano, a associação abre vagas para novos voluntários, que atuam em um dos projetos do VER.

Três ações acontecem fora do Emílio Ribas (doação de cesta básica e leite e Poder Jovem, em que pacientes jovens fazem atividades como teatro, dança, música e inglês). Os demais acontecem no próprio hospital: Administrativo, Artesanato, Acolhimento, Oficina de Pintura, Bazar para Funcionários, Biblioteca Circulante, Cuidados Paliativos, Doação de Roupas e outros, Inclusão Digital, Leite em pó, Leitura Solidária, Mãos que Cuidam (massagem), Consciência da Paz, Saber Continuado (aulas) e SOS Beleza.

Para Sandra, que é funcionária há 18 anos do Emílio Ribas, o aprendizado adquirido como voluntária é muito maior que a doação. “É muito gratificante, somos os maiores beneficiados, aprendemos muito mais com eles que o contrário”, afirma. O voluntário do Emílio Ribas dedica duas horas semanais ao projeto, em horário compatível com o voluntário e o projeto definido. Para saber mais sobre o programa, acesse o site do VER.

SERVIÇO
Associação do Voluntariado Emílio Ribas (VER)
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 165, 9º andar, São Paulo
Informações: (11) 3896-1436

Do Portal do Governo do Estado