Sabesp vai ampliar abastecimento de água na Grande São Paulo

Por meio de parceria público-privada, obra deve abastecer 1,5 milhão de moradores da Região Metropolitana

qua, 21/08/2013 - 13h53 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Sabesp, vai ampliar o abastecimento de água na Grande São Paulo. Nesta quarta-feira, 21, o governador Geraldo Alckmin assinou a PPP (parceria público-privada) do Sistema Produtor de Água São Lourenço. A obra vai ampliar a capacidade de água tratada para a Região Metropolitana em 4,7 mil litros por segundo. Desta maneira, o volume chegará a 77,7 mil litros por segudo.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Serão beneficiados diretamente 1,5 milhão de moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e Vargem Grande Paulista. O empreendimento também trará benefícios indiretos para toda a Região Metropolitana de São Paulo, já que o novo sistema produtor aumentará a oferta de água e será interligado a outros sistemas existentes.

“Este sistema São Lourenço vai dar mais segurança, já prevê o crescimento da Metrópole e garante 4,7 mil litros por segundo a mais no sistema de água metropolitano”, afirmou Alckmin. A PPP tem duração prevista de 25 anos, e em quatro anos já deve estar em funcionamento.

O investimento de R$ 2,21 bilhões será feito integralmente pela empresa vencedora da licitação, uma parceria da Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. A entrada em operação do sistema está prevista para 2018, e a expectativa é que sejam criados 2 mil empregos diretos e indiretos.

Do Portal do Governo do Estado