Estado de SP ganha mais uma montadora de automóveis

Com início das operações programado para 2015, nova planta vai produzir 120 mil carros por ano e empregará dois mil funcionários

qui, 08/08/2013 - 11h07 | Do Portal do Governo

São Paulo é o Estado brasileiro com o maior número de montadoras de automóveis. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Caterpillar, CNH “New Holland”, Ford (2), Chevrolet (2), Honda, Hyundai, Komatsu, Mercedes-Benz, Scania, Doosan, Toyota (3), Valtra e Volkswagen (3) ficam em solo paulista.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

E a produção automobilística do Estado vai aumentar ainda mais com a instalação de uma nova fábrica da Honda no interior, na cidade de Itirapina. Com investimento de R$ 1 bilhão, a nova planta terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano e empregará dois mil funcionários. O início das operações está programado para 2015.

A montadora japonesa já possui uma fábrica em Sumaré, na região de Campinas, onde são produzidas 120 mil unidades anuais dos modelos Civic, Fit e City. “O anúncio da nova instalação em Itirapina significa a perspectiva de avanço tecnológico, agregação de valor e geração de milhares de empregos, diretos e indiretos. A Honda é um gigante da indústria automobilística que tem a marca forte da inovação, inclusive do ponto de vista ambiental”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, auxilia a Honda, desde julho de 2012, apoiando a empresa em todos seus campos de atuação: localização de área, informações setoriais, assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura.

“A ampliação de suas atividades aqui comprova que a excelência da infraestrutura de logística e transportes e a qualificação da mão de obra paulista fazem toda a diferença para quem vem investir no Brasil, assim como o excelente trabalho de apoio da agência Investe SP, que tem justamente a missão de ser uma parceira das empresas que escolhem atuar em nosso Estado”, completou o governador de São Paulo.

Na nova fábrica de Itirapina, que conta com uma área de 5,8 milhões de m², deverá ser produzido um veículo compacto, da categoria do Honda Fit, considerando a forte demanda de modelos neste segmento. Com a nova unidade, o investimento acumulado na Honda no Brasil desde o início da produção nacional de automóveis, em 1997, atingirá R$ 3,5 bilhões.

Do Portal do Governo do Estado