São Paulo terá primeiro aeroporto privado a operar voos da aviação geral

Aeródromo, sob responsabilidade da Harpia Logística, receberá aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos e deverá iniciar suas operações até o fim de 2014

qui, 25/07/2013 - 18h22 | Do Portal do Governo

O bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, abrigará o primeiro aeroporto privado do Brasil responsável por operar voos da aviação geral (pousos e decolagens de jatos executivos e companhias de taxi aéreo), atendendo à crescente demanda da aviação executiva. A construção foi autorizada nesta quinta-feira, 25, durante evento realizado no escritório da Presidência da República, na capital paulista.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O aeródromo, sob responsabilidade da Harpia Logística, receberá aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos e deverá iniciar suas operações até o fim de 2014. “O modal de transporte que mais cresce é o modal aeroviário, cresce muito mais do que o PIB [Produto Interno Bruto]. A iniciativa privada é mais rápida, é importantíssima hoje e para o futuro. Há décadas não temos um aeroporto novo na região. Os aeroportos que nós temos têm limitações”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O aeroporto terá aproximadamente quatro milhões de metros quadrados, uma pista de 1.830 metros – extensão superior à de Congonhas ou Santos Dumont – e poderá receber até 156 mil pousos e decolagens por ano. Ainda serão criados 33 lotes destinados à implantação de hangares, com 491 mil metros quadrados de área.

Haverá também ampla infraestrutura para receber voos internacionais (os órgãos responsáveis por autorizar a operação internacional, entre eles a Receita Federal, Polícia Federal e Anvisa, estão sendo consultados), heliponto, torre de controle, terminal de passageiros, forte esquema de segurança e centro comercial. “É o investimento importante que São Paulo precisa para atender ao desenvolvimento e à demanda crescente”, completou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado