Túnel Santos-Guarujá: Mobilidade urbana para a economia e turismo

Com tecnologia inédita no Brasil a obra será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros e 1.700 metros de extensão

sex, 05/07/2013 - 7h13 | Do Portal do Governo

O túnel imerso que ligará o município de Santos ao do Guarujá, no litoral paulista, usará tecnologia inédita no Brasil. A obra será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 1.700 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos).

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O empreendimento, que será construído em 36 meses, está orçado em R$ 1,4 bilhão, incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriações e reassentamentos. O governo do Estado negocia o financiamento da obra com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O aval para a contratação de financiamento com a instituição foi dado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2012.

A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, após a realização de um amplo estudo técnico da Dersa. Batizado de “Projeto Prestes Maia”, entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

Consultoria internacional

A empresa Royal Haskoning DHV, da Holanda, foi contratada para prestar consultoria técnica na construção do túnel imerso. A empresa, que já desenvolveu mais de 50 projetos semelhantes no mundo, foi vencedora da licitação internacional realizada pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). O contrato foi assinado no último mês de abril, em São Paulo.

A empresa holandesa começará agora a fazer a análise crítica do projeto executivo que está em andamento desde junho de 2012 e repassará sua tecnologia para a Dersa, que estará apta a utilizá-la em empreendimentos futuros.

Fases

A construção do túnel imerso será feita em várias etapas na região intermediária do canal. A fase inicial, de análise ambiental, já foi vencida com êxito. O processo de licenciamento ambiental deverá ocorrer ainda no primeiro semestre.  Atualmente o projeto está sofrendo ajustes de adequação ao local.

Do Portal do Governo do Estado