SP inicia montagem do megatatuzão para ampliar Linha 5 do Metrô

Obras vão acrescentar mais 11,5 km e 11 estações entre Largo Treze e Chácara Klabin

seg, 01/07/2013 - 12h27 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu início nesta segunda-feira, 1º, na capital, à descida da Roda de Corte do shield, conhecida como megatatuzão, que será utilizado para as escavações da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Chácara Klabin).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O equipamento vai perfurar um túnel do Poço Bandeirantes, na região do Campo Belo, até o Poço Dionísio da Costa, na região da Chácara Klabin, passando pelas estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. O túnel ainda possibilitará a interligação com a Linha 1-Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde, na estação Chácara Klabin.

LEIA TAMBÉM
Governo paulista realiza maior obra simultânea da história do Metrô 

“Nós desceremos em agosto o segundo tatuzão e em setembro, o terceiro”, afirmou o governador. “Serão três tatuzões operando simultaneamente para poder avançar a obra.”

O megatatuzão, que foi utilizado na perfuração dos túneis da Linha 4-Amarela, foi reformulado por conta do aumento do diâmetro da linha. Hoje, o equipamento pesa 1,5 mil toneladas, e seu novo diâmetro de escavação é de 10,58 metros (eram 9,41 metros na Linha 4). Com este tatuzão é possível perfurar de 12 a 15 metros por dia e escavar uma extensão de mais de 4,8 km de túnel, instalando 3.241 anéis de concreto para sustentação.

As obras de ampliação da Linha 5-Lilás acrescentarão mais 11,5 km e 11 estações, entre Largo Treze e Chácara Klabin, ao trecho já existente de 8,5 km e seis estações, entre Capão Redondo e Largo Treze. O investimento total nas obras da Linha 5 são de R$ 7,5 bilhões. 

Do Portal do Governo do Estado