O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir as despesas e otimizar os gastos públicos.
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As medidas vão gerar uma economia de R$ 130 milhões em 2013 e R$ 226 milhões por ano a partir de 2014, e contemplam os seguintes pontos:
– Transferência para a Casa Civil das atribuições da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que será extinta.
– Fusão das fundações: CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) e SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). Além disso, serão extintas a SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades) e a CEPETUR (Cia. Paulista de Eventos e Turismo), que terá suas atribuições absorvidas pela Secretaria de Turismo.
– Venda de helicóptero de uso do governador, o que representará uma economia de R$ 4 milhões ao ano em despesas de manutenção e custeio.
– Redução da frota de veículos próprios e locados em 10%, cada uma, excetuando os carros usados nas secretarias da Segurança Pública, da Saúde e da Educação. Essa medida representará uma economia de R$ 9,6 milhões anuais.
– Corte de R$ 40 milhões no custeio administrativo das secretarias da Casa Civil, de Planejamento, de Gestão Pública, da Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado.
– Adesão ao serviço de agenciamento de passagens aéreas sistematizado de viagens corporativas e redução de gastos com diárias. Juntas, as medidas representarão redução de 30% em despesas.
– Extinção de 2.036 cargos comissionados vagos, para que não sejam providos.
– Redução das despesas com energia elétrica, telefonia, combustível e água.
– Renegociação de contratos de prestação de serviços técnicos, de limpeza, vigilância e manutenção de áreas verdes, de locação de máquinas e equipamentos e de transporte de servidores.
Do Portal do Governo do Estado