Guarujá recebe primeira filial do Instituto Emílio Ribas

Unidade contará com 51 leitos, 17 deles dedicados à terapia intensiva (UTI) e terá capacidade para atender cerca de dois mil pacientes ao ano

qui, 13/06/2013 - 17h29 | Do Portal do Governo

O município do Guarujá recebeu nesta quinta-feira, 13, a primeira unidade do Instituto Emílio Ribas instalada fora da Capital. O hospital estadual especializado em doenças infectocontagiosas contará com 51 leitos, 17 deles dedicados à terapia intensiva (UTI) e terá capacidade para atender cerca de dois mil pacientes ao ano.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Pela primeira vez, o Hospital Emílio Ribas sai de São Paulo para vir para o Guarujá. Uma referência para os nove municípios da Baixada. Mais um hospital público, 100% gratuito e de qualidade, que estamos inaugurando. O maior e melhor hospital de moléstias infectocontagiosas da América Latina”, disse o governador.

photonews

Foram investidos R$ 20 milhões no Instituto, instalado no mesmo local onde funcionava a antiga maternidade Ana Parteira. A filial dará suporte aos pacientes encaminhados por hospitais de toda a região da Baixada Santista, que tem uma população fixa de dois milhões de habitantes, para o cuidado de doenças infecciosas como Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe, entre outras.

A unidade oferecerá ainda exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, ultrassonografia e endoscopia. A meta é realizar cerca de 10 mil exames mensais. O Emílio Ribas será também referenciado no campo de ensino e pesquisa e contará com serviço de telemedicina, coordenado pela Faculdade de Medicina da USP.

Do Portal do Governo do Estado