Governo investe R$ 60 milhões em pacote de ações ambientais

No Dia Mundial do Meio Ambiente, governador institui o programa Crédito Ambiental Paulista

qua, 05/06/2013 - 19h26 | Do Portal do Governo

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável foi instituída neste 5 de junho. Um dos novos projetos adotados faz com que São Paulo seja o primeiro Estado brasileiro a implantar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). E o pacote de atividades na área ambiental envolve um investimento de R$ 60 milhões com o programa Crédito Ambiental Paulista para proteção de nascentes, recuperação de matas ciliares e educação ambiental.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

“Valor vindo do tesouro do Estado, ele é aplicado num conjunto de medidas, por exemplo, o proprietário rural que queira cercar a mata ciliar, nós vamos liberar um recurso a fundo perdido, não é financiamento, é uma forma de estimular parceiros proprietários de terra a preservarem a cobertura vegetal”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

“O governo do Estado de São Paulo é pioneiro em políticas ambientais”, disse o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, sobre as diversas novidades que marcaram a tarde na área do Parque Tizo, em Cotia, e que também recebeu um novo nome e passa a ser chamado Parque Jequitibá. “Hoje estamos começando o Parque do Jequitibá, aqui na beira do Rodoanel, envolvendo três municípios: Osasco, São Paulo e Cotia. Esse parque deve ser inaugurado em 5 de junho do ano que vem”, anunciou o governador.

Foram assinadas mais três RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), que consistem em parcerias com a iniciativa privada para proteger áreas importantes de reserva. Em todo o Estado são 71 RPPNs. A reciclagem também receberá investimento em coleta e tratamento e um projeto de logística reversa foi assinado com empresas “para dar um destino mais adequado para o resíduo sólido”, afirmou Alckmin. Confira os detalhes das novidades para o meio ambiente anunciadas nesta quarta.

Aplicativo

Serviços oferecidos pela Secretaria do Meio Ambiente estão agora no aplicativo Sistema Ambiental Paulista que tem como objetivo aproximar os usuários das informações e assuntos relacionados com o meio ambiente no Estado de São Paulo. Com o aplicativo, além de acompanhar as principais notícias do portal, a população pode localizar e traçar rotas até os parques estaduais e urbanos, acessando fotos e outras informações.

Também pode conferir, com dados fornecidos e atualizados constantemente pela Cetesb, a qualidade do ar e das praias. O aplicativo permite, ainda, ao usuário buscar e traçar a rota até o posto de coleta de óleo de cozinha mais próximo. Os dados são fornecidos pela Abiove e fazem parte da iniciativa Óleo Sustentável.

Do Portal do Governo do Estado