Alckmin é homenageado na Faculdade Zumbi dos Palmares

Instituição comemorou 10 anos nesta segunda-feira, 13

ter, 14/05/2013 - 1h20 | Do Portal do Governo

“Não há melhor maneira de celebrarmos o 13 de maio do que com os dez anos da Zumbi dos Palmares. Quantos jovens estudaram, se formaram, estão trabalhando, conseguiram uma boa oportunidade no mercado de trabalho!”, disse o governador Geraldo Alckmin na comemoração da primeira década da Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital, na data em que a Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil, completa 125 anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

“O Brasil tem uma grande dívida social, que vem sendo corrigida. Não foi feita ainda a justiça devida, mas a gente verifica com alegria uma participação maior dos afrodescendentes em todas as áreas das atividades humanas, e a melhor maneira de fazê-la é pela educação, pelo emprego. Este é o caminho que está trilhando a Zumbi dos Palmares”, completou o governador.

O evento ocorrido no Memorial da América Latina reuniu durante a noite os principais personagens responsáveis pela história da instituição de ensino, para apresentar os planos para os próximos anos e, principalmente, agradecê-los pela luta. O reitor da Faculdade, José Vicente, reforçou que trajetória da instituição é uma luta permanente, com conquistas e derrotas, mas importante por ser de vanguarda: “em 1999, o Brasil sequer discutia cotas e nós já apresentávamos uma proposta de uma universidade de negros”.

Alckmin recebeu uma comenda por sua ajuda à frente deste processo desde o início, em 2003. Ao receber a homenagem, o governador de São Paulo lembrou o decreto que assinou na manhã desta segunda-feira que amplia a punição a empresas que se utilizem de trabalhos degradantes em ações análogas a um trabalho escravo, cassando seu registro no Estado e impedindo que a empresa exerça qualquer atividade comercial em um período de dez anos.

Do Portal do Governo do Estado