ONU inaugura escritório em São Paulo

Espaço possibilitará a troca de experiências, práticas e políticas públicas entre a ONU e o Estado de São Paulo

qui, 09/05/2013 - 21h17 | Do Portal do Governo

O edifício Cidade IV, localizado na região central da Capital paulista, sediará o novo Escritório Compartilhado das Nações Unidas em São Paulo. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 9, em cerimônia com a participação do governador Geraldo Alckmin, o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek e o diretor-executivo do Pacto Global da ONU, Georg Kell.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Escritório possibilitará a troca de experiências, práticas e políticas públicas entre a ONU e o Estado de São Paulo, com a adoção de projetos que interessem à população. “Fortalecer organismos multilaterais é fortalecer o caminho da paz, o caminho da justiça, o caminho do respeito à pessoa humana. Nós podemos ter grandes trocas, bons projetos e boas parcerias”, disse o governador.

Neste primeira fase, o Escritório Compartilhado abrigará o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o UNODC (Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes) e a Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa que busca encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.

Plano de Ação da Macrometrópole

Durante a cerimônia, a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) e a ONU-Habitat – programa das Nações Unidas para assentamentos humanos – firmaram parceria para a realização conjunta da etapa decisiva do Plano de Ação da Macrometrópole (PAM 2013/2040). O Plano é uma ferramenta de planejamento para dar suporte à formulação e implementação de políticas públicas e ações de governo no território da Macrometrópole Paulista (MMP), que inclui 173 municípios.

A parceira com a ONU-Habitat permitirá à Emplasa conhecer e se apropriar de metodologias e instrumentos de domínio da entidade, para a mobilização e consulta de atores não governamentais, nacionais, regionais e locais, interessados no PAM. “A Macrometrópole de São Paulo representa dois terços da população do estado, três quartos do PIB de São Paulo e da população do Estado, o que exige planejamento, ações integradas e políticas públicas metropolitanas. É um desafio super importante”, comentou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado