Alckmin fala sobre pacote de incentivos ao agricultor paulista

Governo ampliou o Seguro Rural, reforçou subsídio para compra de trator e equipamentos e convoca para vacinação contra a febre aftosa

ter, 30/04/2013 - 17h04 | Do Portal do Governo

O pacote de incentivos ao agronegócio paulista foi o assunto principal desta edição do programa Conversa com o Governador. Na segunda-feira, 29, o governador Geraldo Alckmin visitou a 20ª Agrishow, maior feira agropecuária do país, em Riberão Preto, e anunciou benefícios para o agricultor paulista. Durante a semana, a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento foi transferida para o município.

“A Agrishow é uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, deve ter vendas de R$ 2,5 bilhões, extremamente importante para São Paulo e para o Brasil”, disse. No evento, Alckmin anunciou a ampliação do Seguro Rural, que já protege os produtores dos riscos climáticos (pragas e doenças que venham a atingir a pecuária, agricultura, citricultura, produção florestal) e passou a cobrir também a criação de aves e suínos. No ano passado o seguro beneficiou 10.652 produtores.

O Governo também subsidia financiamento de tratores e equipamentos agrícolas para pequeno e médio agricultor, por meio dos programas Pró-Trator e Pró-Implemento. “O produtor pode comprar o trator ou o equipamento com juro zero e correção monetária zero, até seis anos para pagar e até três anos de carência”, afirmou Alckmin, que também entregou vários tratores para os produtores durante a feira.

Com o Ppais (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social) o Estado compra os produtos (verduras, legumes, frutas, leite) da agricultura familiar ou dos assentamentos e pequenos produtores e utiliza em hospitais, escolas e penitenciárias. Como a compra acontece de forma direta, melhora a renda do produtor rural e o Governo adquire produtos de melhor qualidade.

O governador também falou da campanha contra a febre aftosa, que acontece no mês de maio, entre os dias 1º e 31. “Os pecuaristas devem vacinar seu rebanho contra a febre aftosa”, afirmou. Na primeira etapa devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos em todo o Estado. A segunda etapa é em novembro, com a vacinação de todo o rebanho.

São Paulo está há 17 anos sem febre aftosa. O Estado é também um grande exportador de carne bovina no mundo, respondendo por 28% da exportação brasileira.

Do Portal do Governo do Estado