São Paulo tem ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe

Meta neste ano é imunizar 7 milhões de paulistas até o último dia da campanha

sáb, 20/04/2013 - 12h14 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, 20, do “Dia D” da campanha de vacinação – que começou no último dia 15 e vai até 26/4. A partir das 8h, mais de 7 mil postos de vacinação ficaram disponíveis para a aplicação da vacina.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Ao todo, cerca de 42 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais estão envolvidos na ação, que conta com 3 mil veículos, 33 ônibus e quatro barcos disponíveis para a população se vacinar.

O governador convocou a população a tomar a vacina e ressaltou a importância da campanha para o Estado de São Paulo. “A vacina evita a doença, que é a gripe, e ela previne complicações, pneumonia, internações, infecção, então ela tem uma dupla finalidade: evitar a doença, a gripe, e evitar complicações que às vezes ocorrem especialmente no período do inverno”, lembrou. 

A novidade deste ano é a inclusão do grupo de mulheres que deram à luz em até 45 dias entre a população alvo. A meta é imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas até o dia 26 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 8,7 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.

No Instituto Butantan, até às 15h, haverá um posto volante para a vacinação, além da promoção de atividades interativas no período como música, ioga, acupuntura e atividades físicas durante o período da manhã. A população poderá cortar os cabelos e fazer maquiagens, gratuitamente, no “Cantinho da Beleza” instalado no local.

Vacina produzida pelo Instituto Butantan

Alckmin lembrou que neste ano, o Instituto está fabricando a vacina pela primeira vez. “A vacina sempre veio da França, do Pasteur, e pela primeira vez o Butantan está fabricando as vacinas aqui em São Paulo. Sete milhões de vacinas e o ano que vem 20 milhões de vacinas. Nós vamos poder atender o país inteiro e até exportar para outros países da América Latina”, disse.  

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

Participaram também do “Dia D” o secretário estadual da saúde, Giovanni Guido Cerri, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Do Portal do Governo do Estado