Governo de SP desocupa Cadeia Pública de São Roque

Ainda no mês de abril, outros 456 presos que estão alocados na região de Sorocaba serão transferidos para o complexo penitenciário Capela do Alto

qua, 03/04/2013 - 13h22 | Do Portal do Governo

Os últimos 13 presos que estavam na Cadeia Pública de São Roque foram transferidos, nesta quarta-feira, 3, para a penitenciária de Capela do Alto. Com isso, o Governo de São Paulo finaliza a desocupação total do local. De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária, a previsão é que na segunda quinzena de abril a região de Sorocaba não tenha mais presos em cadeias.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Outros 456 presos que estão alocados nas cadeias dos municípios de Itapeva, Capão Bonito, Buri e Pilar do Sul também serão transferidos para o complexo penitenciário Capela do Alto. “São Paulo será o primeiro Estado do Brasil a não ter preso em delegacia, só em penitenciária e em CDPs (Centro de Detenção Provisória)”, disse o governador Geraldo Alckmin.

LEIA TAMBÉM
CDP e penitenciária em Capela do Alto começam a funcionar na próxima semana 

Segundo o o governador, a meta do Estado é zerar o número de presos em delegacias em todo o Estado até o início de 2014, o que vai melhorar o trabalho dos policiais civis. “É um grande ganho para a população pois tira o preso do centro da cidade e melhora a eficiência da polícia”, sublinhou Alckmin.

Complexo penitenciário de Capela do Alto

O complexo é composto por um CDP e uma penitenciária masculina, com capacidade para abrigar 768 presos cada. Juntas, as unidades – que possuem sala de aula e biblioteca para o preso poder estudar. – abrem 1.536 novas vagas no sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

O CDP vai abrigar presos provisórios, que aguardam julgamento, e a penitenciária receberá os que já foram condenados.

Do Portal do Governo do Estado