Reformulação do Decap entra em vigor nesta quarta

Governador destacou manutenção das centrais de flagrantes e a ampliação de 11 para 27 unidades

ter, 02/04/2013 - 19h22 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira, 2, o plano de modernização do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital). A partir de quarta, entram em vigor as mudanças anunciadas no último dia 22 pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Todo dia temos que melhorar a gestão, avançar naquilo que dá certo, aperfeiçoar o que precisa ser aperfeiçoado. O objetivo desta reforma é melhorar a investigação, esclarecimento dos casos e atendimento a quem precisa do serviço de segurança pública”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. 

LEIA TAMBÉM
Reformulação no Decap aumenta segurança da população

A reestruturação atinge principalmente as Centrais de Flagrante e os Distritos Policiais, que funcionarão de maneira integrada como Centrais de Flagrante de Polícia Judiciária (CFPJ). A medida vai reforçar a segurança da população. O governador ainda destacou a manutenção das centrais de flagrantes e a ampliação de 11 para 27 unidades.

Até agora, 11 Centrais de Flagrante funcionam de segunda a sábado, no horário das 7h às 22h somente para a elaboração dos flagrantes e termos circunstanciados, apreensão de menores e captura de procurados. A partir desta quarta, durante o dia, todas as delegacias poderão registrar os flagrantes e também as outras ocorrências. Além disso, os distritos funcionarão das 8h às 20h.

A capital paulista terá 27 Centrais de Flagrantes e de Polícia Judiciária, que atuarão todos os dias da semana apenas à noite: de segunda a sexta-feira, das 20h às 8h. Nos fins de semana e feriados, funcionarão durante 24 horas. As atribuições serão: elaboração de flagrantes, boletins de ocorrência de todas as naturezas criminais e termos circunstanciados, além de apreensões e capturas.

O novo plano foi desenvolvido com a participação dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) e de associações de bairro, tendo em vista as necessidades das populações locais. Confira a distribuição das Centrais e as unidades atendidas.

Reforço

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin ainda destacou que nas próximas semanas mais 135 novos delegados de polícia tomarão posse, sendo 40 só na capital, no Decap. Também ressaltou que na próxima sexta-feira, 5, mais 1.500 policiais militares se formarão reforçando o efetivo da segurança pública.

Do Portal do Governo do Estado