SP lança programa de aprimoramento de educadores “Melhor Gestão, Melhor Ensino”

Ação terá foco nos ensinos de matemática e língua portuguesa e deve alcançar cerca de 65 mil educadores em todo o Estado

ter, 02/04/2013 - 17h25 | Do Portal do Governo

Professores e diretores de Escolas Estaduais podem contar, a partir de agora, com um programa de aprimoramento de gestão escolar e dos processos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e matemática. Lançado nesta terça-feira, 2, pelo governador Geraldo Alckmin, o programa “Melhor Gestão, Melhor Ensino” deve alcançar aproximadamente 65 mil educadores em todo o Estado de São Paulo.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Este é um grande programa que tem como objetivo a formação continuada dos diretores das escolas. Um bom diretor e um bom trabalho mudam a escola. O trabalho de gestão e capacitação faz toda a diferença. A outra é a formação continuada dos professores de português e matemática, novas metodologias, linguagens e interpretações, nestas duas áreas básicas”, afirmou o governador.

Com o aprimoramento destes educadores, cerca de 1,7 milhão de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem ser beneficiados. A iniciativa foi desenvolvida pela Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”) em parceria com a CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica).

O programa, que faz parte do projeto “Educação – Compromisso de São Paulo”, receberá R$ 29,5 milhões em investimentos até o fim deste ano. O objetivo é fazer com que a rede estadual de ensino atinja níveis de excelência e que a carreira docente seja uma das mais prestigiadas pelos jovens até 2030.

Etapas

A formação será dividida em três etapas. A primeira é voltada aos professores-coordenadores de núcleos pedagógicos e supervisores de ensino. A segunda será direcionado a gestores (diretores, vice-diretores e professores-coordenadores) e a docentes de língua portuguesa e matemática. Já na terceira etapa, prevista para o segundo semestre, a formação continuada será feita a distância e direcionada a todos os profissionais envolvidos na ação.

Do Portal do Governo do Estado