ETA Embu-Guaçu beneficia 120 mil moradores

Município vai receber o Programa Se Liga na Rede, que fará gratuitamente a ligação de esgoto para 2.500 famílias

dom, 24/03/2013 - 14h19 | Do Portal do Governo

A partir deste domingo, a população de Embu-Guaçu passa a ter água de mais qualidade nas torneiras com a inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água). O benefício se estende também para uma parte dos moradores de Itapecerica da Serra. No total, 120 mil pessoas serão atendidas com a abertura da estação.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O governador Geraldo Alckmin esteve em Embu-Guaçu neste domingo, 24, para inaugurar a ETA. “Embu-Guaçu tinha problema de falta de água, o que era muito injusto porque o rio representa 30% da Guarapiranga, que ajuda a abastecer a cidade de São Paulo. No entanto, Embu-Guaçu recebia água da ETA de Cotia. Hoje está sendo feita a inauguração da ETA, abastecendo 100% da cidade. E agora vamos acelerar o tratamento de 100% do esgoto, coletado e tratado”, disse Alckmin.

LEIA TAMBÉM:
Se Liga na Rede chega a Embu-Guaçu

O investimento do Governo do Estado por meio da Sabesp soma R$ 15 milhões, entre a construção da nova estação e outras melhorias no sistema de abastecimento. A ETA Embu-Guaçu possui equipamentos modernos e funcionamento automático, com capacidade para produzir 132 litros de água potável por segundo.

O governador destacou que a meta é chegar em 300% de saneamento, com 100% de tratamento de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto. “A primeira meta já foi conquistada com a inauguração da nova ETA”, ressaltou.

Ensino Técnico

O governador anunciou a construção de uma Etec (Escola Técnica Estadual) no município de Embu-Guaçu. “Vamos trazer uma Etec aqui para o município, para os jovens fazerem o ensino técnico aqui na cidade”, afirmou.

 

Do Portal do Governo do Estado