Saúde promove testes rápidos no Dia Mundial da Tuberculose

Exames para detecção de HIV, sífilis e tuberculose, serão oferecidos gratuitamente para população no centro da Capital

qui, 21/03/2013 - 15h11 | Do Portal do Governo

As pessoas que passarem pelo centro da capital paulista nesta sexta-feira, 22, poderão fazer gratuitamente testes rápidos para detecção de HIV, de sífilis e de tuberculose, e os resultados dos exames sairão em torno de 1 hora. Os testes serão promovidos pelo Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids e o Instituto Clemente Ferreira.

A ação da secretaria da Saúde marca o Dia Mundial da Tuberculose e tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da doença, uma vez que 12% dos pacientes com tuberculose são portadores do vírus da aids, no Estado de São Paulo. Todos esses testes são simples, rápidos e indolores, realizados com privacidade e sigilo.

Um dos testes oferecidos, é o da sífilis, doença que pode ser transmitida durante as relações sexuais, por transfusão de sangue, contato direto com sangue contaminado ou ainda de mãe para filho, podendo acarretar danos graves para o bebê. A sífilis deve ser tratada precocemente para não comprometer a saúde dos olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso, além de não aumentar o risco de transmissão do HIV.

Para obter informações sobre locais que realizam sorologia de HIV no Estado de São Paulo basta ligar para o Disque DST/Aids: 0800 16 25 50 ou acessar o site www.crt.saude.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado